6 de julho de 2006

Treino complementar 4 – o treino da força














O treino da força, vulgarmente chamado de musculação, é um excelente complemento ao treino de Kendo uma vez que, ao contrário do que se pensa, o treino com pesos não “prende” os movimentos nem os torna mais lentos. Embora existam métodos de treino para a velocidade e a força explosiva com pesos, devemos começar sempre pelo treino da força máxima, dado que os primeiros métodos são muito violentos e requerem uma boa base de desenvolvimento muscular.

Um aumento dos níveis de força traduz-se, regra geral, num aumento relativo da velocidade de execução. Para além disso a musculação é um excelente meio de prevenção de lesões porque não só os músculos mas também os ossos, os tendões e os ligamentos são fortalecidos.

Por ser um esforço muito específico o treino da força deve ser realizado no mínimo três vezes por semana, independentemente do número de treinos de Kendo realizados.

A prática deste tipo de treino requer a assistência de um técnico, uma vez que é muito fácil cometer erros, quer de execução quer de planeamento, que podem facilmente conduzir a lesões.


Sem comentários: