5 de julho de 2006

Treino complementar 2 - o treino aeróbio



O exercício aeróbio, como já foi referido, é aquele que envolve uma percentagem grande da massa muscular e é executado a uma intensidade que permita a ressíntese de ATP na presença de oxigénio. Deve no entanto ter a duração adequada de forma a proporcionar um estímulo suficiente para causar adaptações fisiológicas. Assim este tipo de actividades deve ser praticado durante, no mínimo, 30 minutos (se possível 45 minutos a 1 hora) a uma intensidade que, mesmo que existam variações de intensidade, não obrigue a pausas.
São exemplos: a corrida, o ciclismo, a natação, etc.

Não hesito em dizer que este tipo de treino é o mais indicado, para a maioria dos kendoka, como complemento ao Keiko. Não porque o tipo de esforço seja parecido com o realizado no dojo mas porque cria bases fisiológicas para a evolução de outras capacidades. Isto é mais verdade para aqueles que nunca complementaram o Keiko com outra actividade.

O treino aeróbio aumenta a chamada resistência de base, previne as doenças cardiovasculares, normaliza os valores de pressão arterial, optimiza o funcionamento cardíaco e respiratório, reduz o colesterol, melhora a resistência psíquica ao esforço e reduz o risco de desenvolver cancro do cólon e da mama e de desenvolver diabetes.

Para aqueles que esperavam algo mais específico em termos de treino complementar devo dizer: paciência. Comecemos pela base e a base é a capacidade aeróbia. Não se esqueçam que por muito evoluída que esteja a metodologia do treino não há treino mais específico que aquele que desenvolvemos no dojo, pois este utiliza movimentos, recursos energéticos e psicológicos específicos da modalidade que praticamos.

1 comentário:

The big boss disse...

ui se faz falta a base, eu que o diga! Como tu dizes "nao é -hei-de começar a correr- é -vou começar a correr amanhã"

Vamos dar uma corrida?