27 de junho de 2006

Treino complementar 1



Àqueles que ainda têm algum tempo livre muitas vezes surge a questão: o que devo fazer para complementar o meu treino de Kendo? Não há uma resposta imediata nem uma receita infalível. Depende sobretudo do tempo que dispomos para utilizar neste processo.

Primeiro comecemos por estabelecer a diferença entre exercício físico e actividade física. Exercício físico decorre do processo de treino (devidamente planeado) e permite a evolução das capacidades físicas e psíquicas. A actividade física é a não organizada e não permite essa evolução (exemplo: subir escadas, ir a pé para o emprego, etc.), é o chamado exercício esporádico.

Um treino de Kendo por semana pode ser considerado exercício esporádico, ou seja, não permite a evolução dos sistemas que concorrem para o desempenho da actividade. Devemos treinar Kendo pelo menos duas vezes por semana, sendo este o mínimo para manter as capacidades. Partindo do princípio que o kendoka normal faz dois ou três treinos por semana, qualquer actividade extra é útil e pode ser considerada uma sessão de treino se preencher certos requisitos. Os próximos posts serão dedicados a esta problemática.

2 comentários:

Kodomo disse...

Gostava de fazer um pedido para um desses proximos posts. Gostava de saber a opinião do Sempai Nuno em ralação aos exercicio com Suburito, para os praticantes de kendo. São bons, não sao? em que ficamos?

Nuno Gomes Ricardo disse...

Existe uma ideia errada em relação ao suburito, a de que nos vai aumentar a velocidade de execução. Isto não funciona bem assim. Na realidade ao trabalhar com o suburito estamos a aumentar a resistência ao movimento e não a velocidade. Para este intuito é uma boa ferramenta, porém há que prestar muita atenção à técnica, pois como se trata de um peso superior muitas vezes a técnica é adulterada.