9 de junho de 2006

Keiko – o treino


Treino: sucessão de aulas ou sessões, devidamente planeada, cujo objectivo é a superação, o desenvolvimento em termos de desempenho.

Quando termina um treino qual é o estado comum a todos os praticantes? A fadiga (espera-se...). Mas no dia seguinte estamos prontos para mais uma dose. Isto significa que passámos por um processo de recuperação que nos permitiu elevar de novo a nossa condição a um estado que nos permite voltar a treinar.

É isto então o treino? Fadiga, recuperação, fadiga, recuperação...?
Sim é. Mas com um pormenor que faz toda a diferença. Quando ocorre este processo de regeneração o estado inicial é alcançado e momentaneamente superado, a chamada fase de super compensação, bem utilizada esta fase permite-nos uma performance superior no seguinte treino e assim sucessivamente, de forma a elevar os níveis de desempenho.

A evolução depende assim directamente de três factores:

1º - o treino
2º - a recuperação
3º - a alimentação

Devo, por agora, dizer quanto ao primeiro: empenho, quanto ao segundo: dormir pelo menos sete horas por dia (dependendo do indivíduo – factores biológicos ou sociais) e quanto ao terceiro: falarei em posts seguintes dedicados à nutrição.

Sem comentários: