23 de junho de 2006

O mito do açúcar antes do treino

No momento em que, antes de um treino, ingerimos um açúcar de absorção rápida (bolos, chocolates, sumos com açúcar) temos um aumento da concentração de açúcar no sangue, a chamada hiperglicemia, o que à primeira vista pode parecer uma vantagem. Porém o corpo, ao sentir este aumento, injecta insulina no sangue para fazer baixar esse nível para valores normais e ao fazê-lo baixa-o momentaneamente para valores abaixo do normal. Ora pode acontecer que quando iniciamos o treino estamos perante uma hipoglicemia, baixa concentração de açúcar no sangue.

Esta situação não é, de todo, vantajosa para quem vai participar num treino de Kendo com a duração de hora e meia, onde a principal fonte de energia utilizada é precisamente a glicose (ver post anterior).

É, então, aconselhável antes do treino a ingestão de açúcares complexos, estes de absorção lenta. Na prática: abaixo o bolo, o chocolate e a cola, vivam as sandes e a fruta.

(desculpem a foto mas não resisti a estas cores tão naturais)

3 comentários:

Kodomo disse...

Exacto!! Ainda bem que abordas este tema. Uma pergunta, algo sobre o qual já ouvi muitas opiniões diversas. as bolachas são uma fonte de açucar de absorção lenta. Recomendas a sua ingestão antes de um treino de Kendo?

Tiago André

Nuno Gomes Ricardo disse...

A tua questão, Tiago, prende-se apenas com os ingredientes utilizados no fabrico das bolachas. Se forem feitas com açúcar normal e farinha refinada não se vão comportar como um açúcar lento.
Quanto à tua pergunta, Ricardo, devo dizer que se ingerires açúcar imediatemente depois do esforço não há problema pois vai preencher as reservas gastas e não chega a haver hiperglicemia. Se o ingerires antes da prática então que seja imediatamente antes desta, para que quando estiver a ser absorvida já estares em esforço, aí o açúcar é imediatamente utilizado.
Abraço

Maltez disse...

Elah... Acabaram-se os kit-kats entre o Aikido e o Kendo.