No momento em que, antes de um treino, ingerimos um açúcar de absorção rápida (bolos, chocolates, sumos com açúcar) temos um aumento da concentração de açúcar no sangue, a chamada hiperglicemia, o que à primeira vista pode parecer uma vantagem. Porém o corpo, ao sentir este aumento, injecta insulina no sangue para fazer baixar esse nível para valores normais e ao fazê-lo baixa-o momentaneamente para valores abaixo do normal. Ora pode acontecer que quando iniciamos o treino estamos perante uma hipoglicemia, baixa concentração de açúcar no sangue.Esta situação não é, de todo, vantajosa para quem vai participar num treino de Kendo com a duração de hora e meia, onde a principal fonte de energia utilizada é precisamente a glicose (ver post anterior).
É, então, aconselhável antes do treino a ingestão de açúcares complexos, estes de absorção lenta. Na prática: abaixo o bolo, o chocolate e a cola, vivam as sandes e a fruta.
(desculpem a foto mas não resisti a estas cores tão naturais)
3 comentários:
Exacto!! Ainda bem que abordas este tema. Uma pergunta, algo sobre o qual já ouvi muitas opiniões diversas. as bolachas são uma fonte de açucar de absorção lenta. Recomendas a sua ingestão antes de um treino de Kendo?
Tiago André
A tua questão, Tiago, prende-se apenas com os ingredientes utilizados no fabrico das bolachas. Se forem feitas com açúcar normal e farinha refinada não se vão comportar como um açúcar lento.
Quanto à tua pergunta, Ricardo, devo dizer que se ingerires açúcar imediatemente depois do esforço não há problema pois vai preencher as reservas gastas e não chega a haver hiperglicemia. Se o ingerires antes da prática então que seja imediatamente antes desta, para que quando estiver a ser absorvida já estares em esforço, aí o açúcar é imediatamente utilizado.
Abraço
Elah... Acabaram-se os kit-kats entre o Aikido e o Kendo.
Enviar um comentário