10 de junho de 2006

Nutrição 2 – a dieta



Dieta não é sinónimo de restrições alimentares. Dieta é o conjunto dos alimentos que ingerimos. Pode ser boa, pode ser má...

Emagrecer ou engordar só depende da relação entre a energia que gastamos e a energia dos alimentos que ingerimos.

Comecemos por saber qual é quantidade total de nutrientes de que necessitamos. Poderíamos utilizar fórmulas que nos indicam o dispêndio calórico diário, mas para poder comparar com o que ingerimos seria necessário pesar todos os alimentos, o que hoje em dia é manifestamente difícil.

Sugiro, então, um método muito simples que consiste no controle (medição) do perímetro abdominal. Não, não uma questão estética é uma maneira simples de saber se estamos a ingerir alimentos a mais (perímetro abdominal aumenta) ou se a quantidade de alimentos ingeridos está a ser insuficiente (perímetro abdominal decresce) ou ainda se o aporte nutricional é o adequado (perímetro abdominal mantém-se). Para tal basta, com uma fita métrica, medir o perímetro do abdómen, na linha do umbigo, de pé e com o abdómen relaxado. Esta medição deve ser realizada sempre nas mesmas condições, de manhã em jejum, depois de urinar. Pode parecer um preciosismo mas como devem imaginar depois de almoço o valor já é outro...

5 comentários:

The big boss disse...

Bom! Desde já agradeço as dicas! Vão dar-me imenso jeito! Depois chateio-te sobre o assunto. Beijinhos!

Nuno Gomes Ricardo disse...

Boa pergunta Toni, embora sejam ambos métodos rudimentares acho que o perímetro abdominal é mais fiável, senão repara: um obeso de 90 kg, com 1,7m de altura e 30% de massa gorda corporal tem o mesmo IMC de um culturista de 90kg, 1,7m de altura e 10% de massa gorda. Enquanto que o perímetro abdominal só se altera significativamente se houver variação no tecido adiposo.
Um abraço e obrigado a todos pelo apoio.

Kodomo disse...

Hmmm, do ponto de vista médico costuma-se avaliar os dois parâmetros em conjunto. Estudos comprovam que o perimetro abdominal acima do normal está associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares e de uma panoplia de situaçoes englobadas naquilo que se dá o nome de Sindrome Multimetabolico. Não interessa para aqui descrever este Sindrome mas gostava de chamar á atenção o seguinte (se o autor desde Blog não se importar :P).

Reconhece-se actualmente que a massa adiposa intraabdominal assume um perigo acrescido devido a esta ser responsável pela secreção de uma hormona - a leptina - que favorece as doenças cardiovasculares.

Por isso é muito importante vigiar este parametro. Homens baixos tendem a manter indicies de massa corporal dentro dos valores normais, mas depois têm as chamadas "barriguinhas". Quanto ás mulheres, estas costumam apresentar formas de distribuiçao da massa adiposa ligeiramente diferentes sendo esta distribuição sobretudo ao nivel das ancas e membros.

Nuno Gomes Ricardo disse...

Do ponto de vista médico tens razão, Tiago, mas quando introduzi o conceito de perímetro abdominal foi só como medida de controlo da massa gorda. Independentemente de ser um indicador médico, o que me interessa é que uma pessoa possa saber se está a engordar ou a emagrecer. Se ao longo de 3 meses, através do controlo semanal, o perímetro abdominal aumentou é muito provável que essa pessoa tenha engordado (aumento da massa gorda), a não ser que haja outro tipo de complicação. Queria apenas fornecer uma ferramenta (limitada é certo) de controlo das calorias totais ingeridas, que possa ser utilizada em casa e sem custos.
Abraço.

Kodomo disse...

Lolol, exacto sempai Nuno, tens toda a razão. Não estava a corrigir, apenas a enfatizar! :P

Achei uma ideia muito boa um post acerca da avaliação desses parâmetros. Mesmo muito útil! Continua!