20 de junho de 2006

Nutrição 4 – as refeições



São cinco as refeições que devemos fazer diariamente, de forma a assegurar o correcto aporte de nutrientes ao organismo, a saber:

- pequeno almoço: esta refeição, muitas vezes negligenciada, é das mais importantes do dia. Após o (grande) jejum nocturno é necessário repor os níveis ideais de reservas energéticas. Deve incluir:


. pão
. cereais
. leite e derivados
. fruta

Deve representar 25% das calorias totais ingeridas diariamente.

- meio da manhã: refeição ligeira que pode consistir nos mesmos alimentos do pequeno almoço, embora deva representar apenas 10% das calorias totais diárias.

- almoço: é a refeição mais substancial do dia, representa 30% das calorias totais ingeridas diariamente. Deve ser composta por:

. sopa de legumes
. carne ou peixe ou leguminosas ou soja
. batata ou massa ou arroz
. salada
. pão
. fruta

- lanche: igual à refeição do meio da manhã.

- jantar: igual ao almoço, mas deve representar 25% das calorias totais diárias.

Estes exemplos são apenas isso e não receitas rígidas e herméticas. A palavra-chave na elaboração das diferentes refeições é: diversidade. Manter a adequada proporção entre os diferentes grupos de alimentos mas variando os alimentos dentro de cada um desses grupos é de vital importância.

8 comentários:

The big boss disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
The big boss disse...

para além dos excelentes conselhos a nivel de nutriçao vais ter de me dar conselhos a nivel de exercicios que possa fazer! Raparigas raparigas ! já sabes como é!
Beijinho!

Kodomo disse...

Se o autor não se importar gostava só de acrescentar o seguinte. Cuidado com o leite da manhã. O ser humano é um dos poucos mamíferos que continua a ingerir leite mesmo durante a idade adulta, e apesar de este ser um excelente aimento durante a infância, na idade adulta o seu aporte calórico é considerado excessivo, pelo que se deve optar pelo Leite Magro ou Meio-Gordo e NUNCA pelo Leite Gordo!

Kodomo disse...

Meh, já agora, acrescento também o seguinte. Cuidado com os Yogurtes e produtos "linha zero ou corpos qq coisa" and such. Recentemente a designação de Light em qq produto alimentar foi submetida a legislação e actualmente por lei tal produto deverá ter no minimo um valor de calorias 30% inferior ao produto normal. Daí a recente explosão de outras designações para produtos Light. Consultem sempre o valor calórico dos produtos.

Um exemplo prático, existe uma marca de yogurtes (que por motivos óbvios não posso nem devo mencionar) que publicita o seu produto como contendo quase 0% de lipidos ou gorduras. O reves da medalha é que as pessoas gostam de produtos pouco Gordos, mas gostam deles doces, ou seja, eles reduzem os lipidos, aumentam os hidratos de carbono e o valor calórico permance o mesmo, quando não chega a aumentar.

Nuno Gomes Ricardo disse...

Atentos como sempre anteciparam o próximo post, em que vou falar destes produtos duvidosos. Quanto ao leite tens toda a razão relativamente ao leite gordo. As alternativas meio gordo e magro não perdem outros nutrientes, apenas têm menos gordura saturada.
Abraço

Nuno Gomes Ricardo disse...

Ainda sobre a tolerância ao leite tens, mais uma vez, razão. Repara que os alimentos que indiquei têm em conta hábitos culturais. Não nos fazia mal nenhum comer arroz e peixe ao pequeno almoço, como já me aconteceu no Japão... Confesso que também tenho algumas reservas relativamente ao leite. Como dizes somos dos poucos mamíferos que ingere leite durante a idade adulta, porém o pequeno almoço deve conter algumas proteínas e o leite é um alimento culturalmente tolerado e até apreciado ao pequeno almoço.
Obrigado pela força, começo a perceber que o verdadeiro blog é aqui atrás, nos comentários...
Abraço

Usagi-san disse...

Vocês estão muito sérios.
Eu só queria dizer que o pessoal na pintura do Gaugin é que não está assim com aspecto de quem vai comer grande coisa. Eles estão à mesa, há comida e tudo... mas há qualquer coisa errada na imagem...
Pronto, fui.

Nuno Gomes Ricardo disse...

Claro não admira, já viste o tempo que os putos estiveram ali especados a olhar para as bananas, para o Gaugin os poder pintar...?